transforme seus clientes em
amigos
Olá empreendedor, como você está sobrevivendo com a chegada do COVID-19?
Quero aproveitar esse período de quarentena para contribuir com algumas dicas para amenizar os impactos do covid19 no seu negócio e para você sair muito mais forte quando o caos passar. Primeiro vou pontuar o que sabemos que é fato:
Diante deste cenário o que você pode fazer?
Sabemos que a última crise fez o mercado demorar quase dois anos para reagir, o que significa que é necessário planejar o que fazer para quando pudermos voltar a circular normalmente. A minha dica é que você converse com seu "marketing" e a suas "agências de redes sociais" e "publicidade" para planejar os próximos passos. Você precisará fazer seus produtos girarem para o capital circular, uma boa opção é preparar promoções para reduzir o estoque, desta forma você mantém o capital girando e seu cliente ficará satisfeito por ter realizado um bom negócio.
O segundo ponto é que as lojas físicas ficarão fechadas, nesse caso você terá que analisar se é possível trabalhar em home office se você for um prestador de serviços ou com delivery se você vender produtos físicos. Caso sua empresa não trabalhe com delivery, chegou a hora de trabalhar, pois a realidade mudou e é preciso se adaptar.
O terceiro ponto é que empresas que vendem bens essenciais como alimentos, itens de saúde, higiene e empresas de delivery irão dobrar ou talvez até triplicar o faturamento durante esse período, se somarmos este público com as pessoas que trabalham para o estado como por exemplo, policiais e bombeiros, saberemos quem terá dinheiro para gastar. Então vamos juntar essa informação com os dois primeiros pontos, logo sabemos que as empresas ficarão fechadas por um tempo, isto trará prejuízos a longo prazo, porém diversos grupos de consumidores terão dinheiro para gastar depois do caos. Sabe o que isso tudo significa? Simples! Que sua empresa não pode desaparecer da mídia para não sumir do mercado. É essencial que a sua marca seja lembrada pelas pessoas que terão dinheiro para comprar depois do confinamento. Se você não fizer nada agora, não irá faturar nada no futuro.
O quarto ponto é que suas contas pessoais como água e luz aumentarão já que você estará em casa, porém, seus gastos com entretenimento, estética e locomoção irão reduzir, então evite fazer grandes retiradas do caixa da empresa e negocie com a sua equipe para que a empresa não precise gastar com locomoção já que todos estarão confinados, desta forma a empresa sobreviverá por mais tempo. E quem ficar de pé no final, sairá muito mais forte.
O último ponto é que o confinamento social fortalecerá sua rede social, já que as pessoas estarão em casa, elas ficarão mais tempo on-line. É hora então de gerar conteúdo que entretenha, informe e de forma positiva faça o seu cliente lembrar que pode contar com você até nos períodos mais difíceis! Sabendo que você precisa aparecer para não sumir do mercado e que as redes sociais estarão com mais pessoas on-line e por mais tempo, é lógico que você já sabe onde deve investir! Planeje, inove, invista e profissionalize suas redes sociais! Como eu disse, sua empresa sairá muito mais forte dessa crise! E nunca confunda oportunidade com oportunismo, clique aqui para entender melhor como não cair nessa armadilha.
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