transforme seus clientes em
amigos
Você que é dono do seu próprio negócio, você pequeno, médio ou grande empresário, hoje vou falar com você! Você que ainda está assim, meio perdido, nessa maré de crise, nesse momento de baixas vendas e poucos investimentos, eu tenho uma dica: esqueça essa história de crise e crie!
Sim, senhor, essa frase clichê, que provavelmente você já viu em alguma postagem da vida, é a resposta e a solução para todos os seus problemas. Mas... antes de criar, que tal planejar? Sério! Planejamento é vida! Planejar estrategicamente ações para a sua empresa garante ter uma direção, um norte a ser seguido pela organização, desde questões de macro política, comunicação e marketing, até mesmo situações operacionais.
Você pode iniciar o seu processo de planner com uma planilha no Excel ou com algum super software, ou simplesmente com uma folha de papel em branco. Mas o importante é : COMECE!
Inicie seu plano consolidando ideias, analisando cenários com uma matriz de SWOT, e esclareça pontos específicos da sua empresa, como missão, valores, visão e objetivos. Em suma, faça um raio x do seu negócio, pensando sempre em como ele está agora e como você deseja que ele esteja daqui a um tempo.
Cenário descrito, toca a pensar nas métricas. Oi? Não faz nem ideia do que é isso? Relaxe. As métricas são estratégias para mensurar qualquer investimento em qualidade e quantidade. São números que irão nortear suas ações, sendo eles bons ou ruins. Pense nelas como uma espécie de termômetro.
Pronto. Tudo certo com todas as informações necessárias para o plano iniciar? Que tal começar pela comunicação? Um bom plano de comunicar suas ações, seus diferenciais e seus serviços pode alavancar os seus lucros, conquistar novos clientes e fidelizar os atuais. Mas isso é assunto para um próximo post, tá bem? ;)
Boas vendas!