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As eleições de 2016 estão chegando com muitas novidades depois da reforma eleitoral. As regras mudaram e quem quiser vencer as eleições precisa começar a agir rápido! Apesar de terem vários comerciais rotativos, o tempo na TV ficou mais curto, logo, surge a primeira questão “e agora como passar as informações importantes para os eleitores?” A principal e mais óbvia resposta para essa pergunta é: Internet. Sim, a internet é um dos principais meios de comunicação e vem ganhando muita força nos debates políticos. Não adianta achar que simples publicações nas redes sociais vão convencer os eleitores que você é a melhor opção para ocupar um cargo público, é preciso estratégia. Uma campanha política não surge da noite pro dia, se não houver planejamento estratégico, provavelmente o resultado será o fracasso.
Uma campanha precisa de 03 pilares para ficar bem estruturada:
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...”
Uma das eleições que ficou mais famosa por ter um grande diferencial nas redes sociais foi a campanha do primeiro mandato de Barack Obama, a equipe dele utilizou ferramentas de pesquisas pra analisar o comportamento dos eleitores on-line, elencando os principais desejos da população. Com essas informações ele adaptou o seu comportamento para transparecer aquilo que o público idealizava. Então, você pergunta "isso só dá certo lá fora?" Não! Nas eleições de 2014 a equipe da presidente Dilma Rousseff já vinha utilizando de alguns programas que foram desenvolvidos para a campanha dela desde antes da copa do mundo, uma dessas ferramentas era capaz de dizer o dia, a hora, o local e aproximadamente quantas pessoas teriam em uma manifestação. Uma curiosidade é que uma dessas ferramentas avisou a equipe que Dilma seria vaiada na abertura da copa do mundo, ou seja, quando ela foi discursar ela já sabia o que iria acontecer. Então, vem a segunda pergunta, "isso só funciona em grandes campanhas?" Não! Cada campanha tem sua dimensão e você deve se adequar a ela para ter excelentes resultados com a verba disponível.
Aqui vai mais uma dica importante, já que o tempo na televisão está curto, utilize canais de vídeos para conversar diretamente com o seu público.
A última e mais importante dica é:
Você tem até 15 de agosto de 2016 para fortalecer sua redes sociais, depois dessa data ficará muito complicado tirar qualquer vantagem que seu oponente tenha colocado através das redes sociais.
Você conhece algum candidato a vereador ou a prefeito para as eleições de 2016?
Se você deseja que ele ganhe compartilhe com ele essa informação!
Lembre-se toda QUINTA terá uma novidade aqui em nosso blog!